quinta-feira, 31 de maio de 2012

Biodiversidade Latinoamericana e do Caribe / Mais 20 anos para um mundo melhor



Por ocasião da próxima Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), os Agregados Culturais das Embaixadas do México, Nicarágua, Honduras, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Paraguai e Argentina, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) organizam a exposição fotográfica “Biodiversidade Latino-americana e do Caribe - mais 20 anos para um mundo melhor”.
A mostra acontecerá na sala de exposições da Embaixada argentina e sua inauguração será próxima quinta-feira, 31 de maio, às 18h. A exposição estará aberta até o dia 6 de julho, com entrada livre e gratuita ao público brasiliense.
A Exposição
América Latina e o Caribe, espaço cultural e de identidade, é uma região vital com uma diversidade de ecossistemas, espécie de plantas e animais, e distintas paisagens que se estendem desde as zonas tropicais até as subantárticas. A América Latina e o Caribe contão com costas marinhas, ilhas e cordilheiras que alcançam até aproximadamente 7.000 metros acima do nível do mar.
Esta incrível variedade se vê retratada nesta exposição fotográfica que testemunha a riqueza, a abundância e a diversidade da região. Selvas, desertos, bosques e planaltos, rios, lagos e vulcões impressionam e apaixonam.
Entretanto, este reconhecimento implica a responsabilidade de conciliar a preservação da biodiversidade com o desenvolvimento humano.
Por isso, há vinte anos da Cúpula da Terra, celebrada pelas Nações Unidas no Rio de Janeiro em 1992, e diante de uma nova reunião ambiental, o desafio é: cuidar, proteger e respeitar nossa biodiversidade.
A exposição é composta por trinta e seis fotos de doze países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.
O Grupo
Esta iniciativa das Embaixadas latino-americanas e do Caribe tem por objetivo fazer uma contribuição a mais à vida cultural de Brasília e, ao mesmo tempo, mostrar as belezas naturais da região.
Este grupo de Agregados Culturais busca consolidar-se como mais um ator na organização cultural da cidade. Desde o ano passado teve oportunidade de organizar eventos culturais conjuntamente e trabalha arduamente em uma série de atividades que se desenvolverão ao longo do ano 2012.
“Biodiversidade latino-americana e do Caribe. Mais 20 anos para um mundo melhor” é a primeira atividade realizada neste ano dessa série de atividades programadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário